slide
Otimize seus Resultados!
 
Há 13 Anos Desenvolvemos Negócios!

Consultoria Organizacional

A consultoria organizacional auxilia empresas que desejam crescer no mercado ou até em momentos de crise, realizando análises, diagnósticos e orientações garantindo o desenvolvimento e melhorias para o negócio. Esse serviço realiza atividades fundamentais para a evolução da empresa rumo ao sucesso! Então, não deve ser pensado como um gasto, ele na verdade é um investimento para o futuro longo e próspero da organização. Esse proveito trata diversos benefícios e tem um ótimo retorno financeiro.

Consultoria Organizacional
A solução para o desenvolvimento da sua empresa!

Se sente que seu negócio está estagnado e precisando de um empurrão para começar ou voltar a se desenvolver e lucrar, pode contar com uma boa equipe de consultoria adequada para a sua empresa e com diversas experiências no mercado.
Uma consultoria pode trazer a solução perfeita com estudos e análises diretamente voltados ao ramo em específico. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não contratar um consultor, continue lendo esse texto e saiba tudo sobre o assunto. Descubra se realmente vale a pena esse serviço para a sua empresa e esteja preparado para qualquer escolha.
 

O que é a Consultoria Organizacional?

A consultoria organizacional (ou empresarial) é um serviço profissional oferecido para empresas que desejam crescer ou desenvolver seu negócio, criando diversas soluções para realizar esse aprimoramento.  Ela conta com uma equipe de profissionais de excelência e de grande experiência no mercado, a fim de levantar diagnósticos específicos e apropriados para a empresa, identificando recomendações e melhorias.
Após o período de análise, o consultor ou a equipe de consultoria irá elaborar e introduzir o planejamento investigado, tudo com a ajuda do gestor e dos funcionários para colocar em prática as soluções encontradas. Por conta disso, é de extrema importância a cooperação de ambos os lados para que o projeto funcione completamente.
Os serviços se tornam ainda mais eficientes por serem uma visão de fora da empresa. Esse olhar externo faz com que a preparação e organização não seja influenciada ou já demasiada de informações internas que possam comprometer os resultados. 
A consultoria organizacional pode ser geral ou realizada em diversas áreas, mantendo o foco por exemplo no setor financeiro, de recursos humanos, marketing, entre outras. Tudo sempre visando trazer soluções para os clientes.
Esse procedimento ajuda os gestores da empresa durante a tomada de decisões, garantindo conselhos de profissionais especializados, coisa que também estabelece uma vantagem no mercado, superando a concorrência com estratégias avançadas. Para que isso aconteça de forma correta, os consultores precisam entender a concorrência e investir nas tendências, buscando novas oportunidades e abordagens conforme as necessidades atuais.

Por que contratar uma consultoria organizacional?

O serviço é importante para todos que desejam o crescimento da sua empresa, obtendo lugar no mercado, reconhecimento e estratégias com ensinamentos que serão levados para sempre. Grandes resultados podem ser alcançados a partir de uma boa consultoria.
Além de ser uma via de mudanças precisas para alavancar o seu negócio, a consultoria garante também a identificação de falhas juntamente com suas soluções, estabelecendo melhorias e resolvendo qualquer problema que possa estar no caminho.
Com a consultoria adequada, sua empresa estabelece as metas a serem alcançadas e entende os objetivos de curto, médio e longo prazos, seguindo corretamente a necessidade da organização. Ou seja, o serviço também ajuda no desenvolvimento das estratégias da empresa. 
A contratação pode revelar diversos benefícios aos negócios, sendo ideal desde momentos de crise até situações de necessidade de orientações para a administração empresarial. Então qualquer momento é certo para admitir uma consultoria, mesmo para quem tenha necessidades pontuais ou para quem deseja um auxílio geral, aperfeiçoando e refinando o desempenho da empresa perante o mercado. 

 

Como funciona uma Consultoria Organizacional?

Primeiramente, para que ocorra um serviço completo e eficiente é necessário ter uma parceria entre o gestor e o consultor. Ambos precisam colaborar para uma boa comunicação, troca de dados e na execução do planejamento. 
Conforme as análises são realizadas, o consultor pode precisar de documentos para aprimorar informações e adequar as situações. Então, a empresa tem que estar a par desse compartilhamento de dados de acordo com a necessidade.
Algumas reuniões são requisitadas para organização e feedback do trabalho, podendo ser realizadas presencialmente ou online, o que depende do tipo de serviço planejado. 

Durante essa jornada, o consultor também orientará as melhores decisões a serem tomadas. Lembrando que o parecer final é sempre do gestor, dessa forma o consultor pode aconselhar e revelar insights para auxiliar nas propostas, mas não terá a palavra final.   

Todo esse processo é levado em conta a partir do intuito de direcionar os resultados ao benefício do cliente. Então, a organização precisa identificar exatamente qual é o seu objetivo futuro antes de realizar o contrato, para que o consultor comece seu trabalho voltado nessa meta escolhida como diretriz.
Um ponto importante a se destacar é que o gestor precisa entender que o consultor não trará resultado imediato. Estabelecer mudanças leva tempo, necessitando a paciência de esperar pelo final da consultoria.

Como identificar um bom consultor?

Em teoria, o conceito de consultoria é ótimo, mas sem um bom consultor não será possível usufruir de seus benefícios. Afinal, o que um consultor precisa ter para desenvolver bem seu trabalho e garantir o desenvolvimento da empresa?
Começando, claro, pelo conhecimento e habilidades do profissional, necessitando estudo e experiência na sua especialidade, além de boa análise e estatísticas. A sabedoria total sobre o seu trabalho e sobre a empresa em que irá atuar é excepcional para elaborar um bom serviço repleto de resultados. 
Como toda profissão, a ética está sempre alinhada com uma boa execução do trabalho, além de uma ótima e clara comunicação, sem causar ruídos durante o processo. Isto sendo requisitado pelos dois lados, da empresa e do consultor.

Quais são os limites de trabalho de um consultor?

O consultor tem seu contrato visando a solução de problemas, entendendo os clientes e suas necessidades, exercendo planejamentos e orientando o gestor na tomada de decisões para o negócio.
Nesse caso, existe um limite de trabalho, pois o consultor não executará outras atividades próprias da empresa ou terá um horário fixo como os demais funcionários. É um serviço contratado, então será planejado um banco de horas e especificações para com o trabalho executado.

Quanto tempo dura uma Consultoria Organizacional?

Como dito no tópico anterior, será planejado entre o consultor e a empresa, conforme a necessidade da mesma sobre os seus serviços, não havendo, assim, um horário fixo ou tempo determinado previamente para finalizar o planejamento. Isso tudo irá depender da empresa e das condições encontradas nela.
Para cada proposta existe um tempo de execução, algumas demandando prazos e concentrações maiores que outras. Nesse momento, o ideal é manter uma boa comunicação entre os dois para identificar o caso.

Quais tipos de Consultoria existem?

Como citamos acima, os serviços de consultoria podem ser gerais ou voltados para diversas áreas, conforme a necessidade da empresa. Então seus resultados, trabalhos e finalidades podem variar de acordo com o setor em específico. Confira alguns quesitos englobados dentro de cada uma delas e, principalmente, algumas áreas de atuação para o consultor analisar e fazer suas mudanças.

Gestão Empresarial

Nesse caso, os profissionais podem atuar em diversas áreas, dependendo somente da necessidade da organização que o contratar, visando incluir as questões atuais do mercado, realizando as análises e diagnósticos para garantir modificações e resultados. 
A consultoria empresarial visa melhorias a longo prazo, com um olhar em soluções que se manterão no futuro, observando também as oportunidades do negócio. 

Gestão financeira

A consultoria de finanças aprimora diariamente seu negócio, buscando, através de estudos e observações, fazer o planejamento e alcançar metas e estratégias financeiras. 
Será preciso mapear as finanças, diagnosticar, organizar, idealizar e estruturar as mudanças a serem realizadas, assim diminuindo riscos ou falhas. Dessa forma, potencializando o rendimento total da empresa.

Entre os principais benefícios dessa gestão, podemos citar:

  • Contas a pagar e a receber eficaz e real;
  • Conciliação da movimentação bancária;
  • Fluxo de caixa realizado e projetado;
  • Controles de tesouraria;
  • Controles de endividamento;
  • Controles de transferências de recursos (empresas e sócios);
  • Preparação para contabilidade gerencial e integrada;
  • Relatórios de apresentação dos resultados financeiros;
  • Disponibilização de software analisada.

Junto ao financeiro da empresa, será analisado o nível de informações para identificação do resultado real da empresa (Lucro ou Prejuízo).

Gestão Comercial

Visando atingir os objetivos de vendas, essa gestão é ideal para organizações que estão com dificuldades com o setor comercial ou procuram por mais resultados para o negócio, pois o consultor poderá visualizar os problemas e fazer a condução necessária para as mudanças e aperfeiçoamentos.

Seguindo estratégias personalizadas, são utilizadas ferramentas adequadas ao seu negócio a fim de gerar resultados reais. Então, é feita a estruturação do setor junto à adequações e monitoramentos para obter os resultados almejados.

Dentre os benefícios dessa gestão, encontramos:

  • Aumento nas vendas;
  • Aumento na lucratividade;
  • Análise e definição do perfil do cliente ideal para gerar resultados desejados;
  • Otimização do tempo e produtividade;
  • Análise de desempenho individual e por equipe;
  • Análises por centros de custos e estabelecimentos;
  • Integração aos projetos de expansão;
  • Relatórios de desempenhos;
  • Sugestões de estratégias;
  • Integração com o marketing de relacionamento, marketing digital e off-line;
  • Implantação de parcerias de indicação e encaminhamentos;
  • Análise e definição de comissionamentos e metas.

Gestão de Marketing

Através dos diagnósticos e das propostas do profissional, essa gestão visará o relacionamento da empresa com o mercado, aprimorando a sua comunicação e garantindo sua presença para com o cliente.

O aperfeiçoamento da comunicação e do marketing da empresa é realizado conforme o relacionamento dos colaboradores com os clientes, sendo requisitado para obter maiores e melhores resultados de vendas.

Ocorre um reforço da fidelização, retenção e da transformação de prospectos em clientes, assim aproximando e estreitando esse relacionamento, engajando e oferecendo mais atenção, inclusive na pós-venda. Tudo isso para gerar clientes fiéis e reais para o seu negócio. 

Hoje uma empresa precisa estar no ambiente digital, além do offline, então projetos dessa área envolverão as redes sociais como aliadas para o negócio, coisa que será utilizada e estudada durante a consultoria.

O intuito é explorar os meios de comunicação das redes, aprimorando a imagem transpassada pela empresa e garantir as vendas. Outra facilidade desses canais é o alcance por mais clientes engajados, ainda mais através dos impulsionamentos de conteúdo.

 

Gestão de Pessoas (Recursos Humanos)

A gestão de pessoas irá ajudar na condução dos Recursos Humanos, desde os funcionários da empresa até os que serão futuramente empregados. Essa orientação inclui a obtenção de novas tecnologias para o aperfeiçoamento do trabalho, a introdução de treinamentos, o relacionamento com os demais setores e a busca por estabelecer a consultoria na empresa mesmo após o término da mesma, com gestores internos dando continuidade ao serviço. 

As pessoas determinam fortemente os resultados do negócio, portanto, uma consultoria ajudará com a atenção e cuidados que elas merecem, como:

  • Treinamentos e desenvolvimento humano;
  • Avaliações de equipes, especialmente líderes;
  • Pesquisa de clima e alinhamentos organizacionais;
  • Recrutamento e seleção de pessoal;
  • Plano de cargos e carreira;
  • Manuais de conduta e boas práticas.

Gestão de Resultados

Essa consultoria trabalha com o compromisso no resultado real no negócio, elevando os rendimentos positivos em todas as áreas da empresa, assim garantindo o desenvolvimento empresarial através do planejamento estratégico.
Junto aos líderes da organização, é preparado e acompanhado, com revisões periódicas, o planejamento estratégico, visando o crescimento do negócio. Dessa forma, definindo as ações necessárias para atingir objetivos e o sucesso desejado.
É importante a implantação dessa controladoria para obter a maximização de receitas e a otimização de despesas e custos, assim também aprimorando permanente do resultado real.

 


Gestão Contábil

A Gestão Contábil tem foco em informações para tomadas de decisões e é totalmente integrada a gestão do negócio, sendo trabalhada juntamente com o financeiro da empresa.

O consultor realiza relatórios das áreas contábeis, fiscais, trabalhistas, financeiras, análises de estoque, dentre outras, para desenvolver cada uma e certificar o crescimento do negócio.

Todas essas áreas estão disponíveis em nossos serviços de consultoria empresarial. Pode conferir cada uma delas e requisitar a que sua empresa precisa através do nosso site www.captaconsultoria.com

Vantagens da Consultoria Organizacional

Existem diversos benefícios ao contratar uma consultoria empresarial, afinal, esse serviço disponibiliza um profissional especializado para estudar sua empresa e disponibilizar métodos e experiências de mercado para alavancar os negócios e sair na frente da competição. Também existem outros fatores importantes realizados nesse processo, como:

  • Compartilhamento de experiências: a oportunidade de receber orientações e o conhecimento de um profissional que atua na área e já conhece o mercado como ninguém, através de pontos de vistas de diferentes negócios e situações;
     
  • Total controle financeiro: com os diagnósticos obtidos para a empresa, é possível manusear melhor os gastos e investimentos, criando também estratégias para melhorias do setor;
     
  • Orientações especializadas: os ensinamentos passados durante a consultoria servem como base para a tomada de decisões da empresa, obtendo um maior suporte e condução para o gestor;
     
  • Um olhar externo nos negócios: ter uma visão de fora da empresa para analisar e julgar os movimentos necessários para desenvolver a empresa pode ser o ideal por, talvez, internamente ser mais complicado de entender alguns tópicos ou passarem despercebidos;
     
  • Uma visão estratégica para o futuro: através da experiência e de estudos apropriados para a empresa, o consultor consegue fazer um planejamento a longo prazo, garantindo o crescimento e a sobrevivência da empresa, se atualizando junto ao mercado e aos clientes;
     
  • Aumento de produtividade: com base nas melhorias realizadas na empresa, o engajamento dos colaboradores se torna maior, pois os mesmos estarão mais motivados com as mudanças e resultados positivos chegando;
     
  • Aprimoramento da equipe: visando manter o que foi passado durante a consultoria, os funcionários são treinados e preparados para executar as atividades necessárias para dar continuidade ao planejamento e à evolução, assim capacitando os colaboradores.

 

Consultoria para pequenas e grandes empresas 


Não importa o tamanho da sua empresa, ambas podem ter acesso aos benefícios da consultoria empresarial. Apesar de parecer ser um serviço caro que somente grandes negócios podem conseguir rentar, pequenas empresas também podem garantir as vantagens das orientações de um consultor. Afinal, existem diversas possibilidades de contratos, com planos gerais ou focados nos setores e com certos serviços disponíveis. O pagamento pode variar de acordo com as propostas desejadas.

O mesmo serve para grandes empresas. Não pense que por ser maior e supostamente mais estruturada também não precisará de qualquer ajuda profissional. Qualquer empresa tem problemas a serem solucionados, e é exatamente isso que o consultor faz, ajuda a resolver empecilhos de qualquer área.

 

Como saber se preciso realmente de uma Consultoria?

Caso esteja com dúvidas se a sua empresa precisa do auxílio de uma consultoria, pode verificar alguns pontos importantes a serem repensados e observados com mais atenção. 

Um fator interessante a se analisar é o crescimento da empresa. Se você deseja ver a sua empresa crescer e sente que isso não ocorre ou não sabe o que fazer para prosseguir, esta é uma boa hora para considerar a ajuda de um profissional que pode te nortear nessa jornada de desenvolvimento do seu negócio e trazer longevidade para ele.

Se de repente você sente que sua empresa estagnou nas vendas e deseja voltar a lucrar, pode contar também com a consultoria para te guiar nesse momento complicado, informando sobre seu público, suas necessidades e ajudando com o marketing da empresa.

Agora, pode também estar com um problema interno, precisando que os colaboradores da organização continuem motivados e garantam produtividade. A gestão de pessoas da empresa pode ser impulsionada com diversas ações e mudar completamente essa fase. 

Esses são alguns pontos de diversos outros que uma boa consultoria pode te ajudar a solucionar, mas precisamos enfatizar que a consultoria não mudará sua empresa em um dia, é necessário tempo e adaptação para depois chegarem os resultados necessários. Tenha paciência e confie nos trabalhos.

Contrate hoje mesmo uma Consultoria e tenha resultados extraordinários!


O serviço de consultoria realiza diretamente atividades fundamentais para a evolução da sua empresa rumo ao sucesso do seu negócio! Então, não deve ser pensado como um gasto, ele na verdade é um investimento para o futuro longo e próspero da organização. Esse proveito trata diversos benefícios e tem um ótimo retorno financeiro. Portanto, todo dinheiro investido é a garantia do alcance do sucesso, através das melhores soluções e orientações para continuar a ser aplicado no futuro da melhor maneira possível. 

Não podemos deixar de lado o fato de, para que isso aconteça, é necessário contratar uma boa equipe profissional com muita experiência e conhecimento de mercado, que está sempre se atualizando e olhando para o futuro.

Nós da Capta temos os melhores serviços e profissionais de todas as áreas para garantir a evolução da sua empresa. Conte conosco para te ajudar a subir cada vez mais no mercado. Confira mais informações e nos contate acessando no nosso site www.captaconsultoria.com e não deixe seu futuro de lado nunca mais!


Nosso conteúdo te ajudou?

Curta, compartilhe e se cadastre em nossa newsletter para receber informações, novidades e conteúdos imperdíveis para seu desenvolvimento empresarial.

 

Conte com a Capta Consultoria, nosso propósito é desenvolver o seu negócio!

 

 

 

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
Tecnologia do Google TradutorTradutor